A Google anunciou recentemente o lançamento de um software capaz de transmitir vídeos, fotos e música diretamente de um PC para a televisão, uma tendência no mercado atual com os chamados Media Centers.
O The Register explica que o Google Media Server é um aplicativo gratuito para Windows, que trabalha em conjunto com o também gratuito Google Desktop. A dupla envia arquivos multimídia, hospedados no PC, para um televisor a partir de algum dispositivo UPnP como, por exemplo, o PlayStation 3.
Jogadores do Xbox 360, todavia, não poderão contar com a novidade, pelo menos por enquanto. Isso porque o videogame da Microsoft, apesar de se conectar a um servidor UPnP, necessita de um serviço exclusivo da empresa, utilizado apenas para conteúdo protegido e, por isto, inacessível legalmente a terceiros, conforme noticiou o site Tech.Blorge.
O software vai além de transmitir vídeo que já está no PC. Com o programa, usuário pode também acessar conteúdo do site de vídeos YouTube e ver álbuns hospedados no serviço Picasa, conforme informou a Google em seu blog. Outros dispositivos famosos como o Apple TV e o Media Smart TV da HP já têm esse recurso, e sua adição ao PS3 traria mais uma opção ao consumidor - e colocaria o videogame em grande vantagem frente a seu maior rival, o Xbox 360 da Microsoft.
O Google Media Server está em versão de testes beta, ou seja, não é estável e recomendado para usuários que querem um programa pronto para o uso ou livre de falhas. Interessados em testá-lo mesmo assim podem baixá-lo aqui.
Segundo a Wikipedia, a sigla UPnP quer dizer Universal Plug and Play e é um conjunto de protocolos de rede de computadores lançado pelo Forum UPnP. O objetivo UPnP é facilitar a conexão direta entre dispositivos, simplificando a implementação de redes em casa e em escritórios. A Wikipédia possui ainda uma lista, em inglês, de dispositivos UPnP, mas é preciso lembrar que uma pequena parte dos dispositivos UPnP ainda não são compatíveis com o Google Media Server - a exemplo do Xbox 360.