Cica & o Youtube
Não param de surgir novidades na Internet para modificar a maneira como as pessoas se relacionam. Tem as que viciam e as que nos ajudam. Tem também aquelas com a sua utilidade questionada por muitos e outras que não são muitas bem compreendidas e acabam por levar a culpa por mau uso de alguns usuários. Um bom exemplo disso é o Orkut®. Muitas pessoas criam comunidades que expressam alguma forma de preconceito e atos condenáveis, então há uma investigação e os donos das comunidades são julgados. E conseqüentemente, exposta à Imprensa, que faz a sua reportagem de uma maneira que passa a idéia de que Orkut® é culpado e não os usuários mal intencionados. Isso leva os pais a obrigarem os seus filhos a cancelarem as suas contas no site.
Outro caso é do YouTube™, que foi processado algumas semanas atrás pela modelo Daniela Cicarelli, pois seu vídeo flagrada com o seu namorado numa praia na Espanha por um Paparazzi. Então processou o site, que é acessado por milhões de pessoas por dia no mundo todo. Ela ganhou a causa, que resultou no bloqueio acesso ao site por brasileiros até que fosse retirado o seu vídeo. Mas agora já desbloqueado.
Isso nos leva a pensar: porque ela processou o YouTube™ e não outros sites que exibiam o mesmo vídeo. Será por algum motivo egoísta, como autopromoção (ou seja, “querer aparecer” pois o YouTube™ é um dos sites mais visitados do mundo ), ou ganância por dinheiro. Se ela não quisesse que o seu vídeo fosse publicado no site, não seria irracional fazer “aquilo” no meio de uma praia pública e bastante freqüentada por Turistas e Paparazzis? Ou seja, ela queria que fosse filmada.
Mesmo com o bloqueio (que já deve ter sido desfeito), o site pôde ser acessado usando o endereço de outro país ou um servidor Proxy (um computador em que você se conecta que repassa a conexão a um determinado site ou servidor).
A justiça (pelo menos na minha opinião) também não teve um pouco ética porque não considerou que o site não é responsável pelo conteúdo postado no site.
Pois é, será que estamos livres de situações com essa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário