Zeugma e Elipse

Esta é mais uma da série “que merda é essa?”, porque além de ninguém saber o que é ou o que significa, ainda por cima têm nomes que soam como jogos especialmente fabricados para crianças super dotadas ou alternativamente, lembra o nome de diretora de escola primária, Dona Zeugma, dá até medo! Não dá? A zeugma faz dupla com a elipse, pois a zeugma traz a frase ou expressão completa com todos os requisitos, enquanto a elipse, que sucede a zeugma, traz as mesmas informações, mas de forma escondida, implícita, ou seja, enquanto a zeugma mata a cobra e mostra o pau, a elipse esconde o pau, em resumo, a zeugma é o elemento ativo da relação e a elipse o passivo. Sacaram a dupla em ação? “A zeugma é o elemento ativo da relação - frase completa - zeugma e a elipse o (elemento) - oculto - elipse.


Mas, às vezes, a zeugma trai a elipse e se relaciona com as reticências, já pensaram que delícia? Zeugma com reticências, hummmmmmm! Isso deve ser melhor que a mistura de frango assado, carro alegórico e canguru perneta, fico todo arrepiado só de pensar. Na dízima periódica (esse pessoal põe cada nome nos filhos!), por exemplo, 3,3333... as reticências substituem a elipse porque qualquer débil mental sabe que elas estão ali para não termos que escrever 3 indefinidamente. Já pensaram uma dupla caipira “Zeugma e Elipse”, iria fazer um sucesso estrondoso, não iria? Principalmente se cantassem as músicas compostas pela compositora Dízima Periódica, isso sem falar na Hipérbole, na Parábola, na Metáfora, na Catacrese, no Anacoluto, na Antítese, no Diabo-que–te-carregue... que serão os próximos a serem desmascarados aqui na série “que merda é essa?” com exceção deste último, é claro (sacaram a zeugma?).


Humildemente confesso que para escrever isso, tive que pesquisar para saber que merda é essa, aí é de se perguntar: pra quê escrever sobre isso? Eu também não sei explicar, eu só sei que eu fui atraído para esta armadilha por este nome zeugmático que me fez rir muitas vezes imaginando as pessoas lendo sobre isso. Agora estou me sentindo como um membro da Academia Brasileira de Letras, estou me sentindo um imortal, aquele que não tem onde cair morto porque agora eu sei o que é zeugma, coisa que eu jamais imaginei que pudesse acontecer comigo. É! Essas coisas a gente pensa que só pode acontecer com os outros, mas quando acontece com a gente, a gente vê como nós somos pequenos, como não representamos nada neste mundo, agora estou com zeugma crônica e não sei o que fazer, também! Quem mandou fazer elipse sem camisinha? Bem feito!

6 comentários:

Danilo Moreira disse...

Rapaz, que viagem hein!!!!
Essas figuras de linguagem são teriveis mesmo. Já fiz uma prova onde faziam perguntas se tal frase tinha a presença de antiteses, zeugmas, elipses, pleonasmos e por aí vai...
Eu curto portugues e já acho isso um terror, imagina pra aqueles que nao curtem.

Sucesso com o blog!!!!

Qdo puder, dá uma espiada no meu, blz?
---------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/
Texto: Tá Estressado?
---------------------------------

Fred disse...

cara... você viajo legal... kakak o texto ficou bom pra caramba eu li o texto do burro tbm... adorei... voltarei mais vezes, sem duvida.... amigo.. dá uma força lá no meu blog tbm http://clubdosatoas.blogspot.com/

Felipe Moraes disse...

Caraca. Muita viagem, mas muito engraçado o seu texto.

Abraço, Felipe Leonardo

Wanderson "Wans" disse...

Depois de todas essas informações, me sinto um ser acima do Pasquale Ciproneto. Aliás, será que ele sabe realmente sobre tudo isso? Vou indicar seu blog pra ele...
Parabéns, post digno de um Marco Pontes literário.

Rodrigo Silva disse...

Muito bacana mesmo teu blog.

Interativo, com censo de humor na medida certa!

Dá uma olhada no meu http://rrodrigosilva.blogspot.com . Rolaria parceria?( troca de banners).

Abraços

Anônimo disse...

essa dá telefonica é otima, dá próxima eu faço o mesmo

Seguidores

Copyright 2006 H4ck3rik.com - GPL License