Quem poeta é...?

Quem será este ser eleito pelos deuses para ser o porta-voz dos sentimentos, da natureza e da beleza? Quem serão estes homens e essas mulheres que flertam com a poesia e desvendam as metáforas? Serão eles seres sobrenaturais e super-heróis das palavras ou serão apenas seres humanos comuns, de carne e osso, assim como nós, simples mortais?
É comum lermos e ouvirmos poetas e escritores serem chamados de imortais, mas, na verdade, o que é imortal e a poesia, é o verso, é a palavra, até mesmo porque o que faz de uma pessoa um poeta é a sua capacidade humana, humaníssima de sentir, de perceber a natureza e os sentimentos e de se emocionar, se os poetas fossem mesmo imortais não existiria poesia, pois não haveria a imperfeição humana nem a passionalidade que é capaz de transformar o vernáculo em verso.
Antigamente, quando eu, instintivamente, fazia questão de manter distância do mundo da poesia, eu pensava que todos os poetas eram velhos, que a poesia era uma quimera que habitava apenas o universo das mocinhas apaixonadas e o coração dos tolos, mas agora eu constato que estava redondamente enganado, a poesia não é absolutamente uma quimera e constato também que não fica impune ninguém que depreze a poesia e ainda que nenhuma agrura da vida dá a quem quer que seja o direito de virar as costas à poesia.
Contrariamente ao que eu pensava antes, o poeta é, seguramente, o mais humano de todos seres que habitam este planeta, é quem, entre todos, sente o maior e mais gostoso tesão, vive os melhores amores, degusta os melhores sabores e experimenta os melhores aromas, o poeta é um coração a céu aberto exposto às intempéries da paixão, da beleza e do amor, ele passa pela vida como uma borboleta rindo de se partir dos cegos, surdos e mudos que acham que comandam esta Terra.
Eles, os poetas, são os professores ecléticos que ensinam desde carinho, ternura e amor até kama sutra, luxúria e prazer, são os médicos que curam as feridas, são os engenheiros que constroem sonhos e são os advogados que defendem os sentimentos da sanha materializante do dia-a-dia; são também mágicos, palhaços e malabaristas; domadores, bruxos e astronautas, tudo isso em uma só pessoa e ainda têm a coragem de dizer que ser poeta é para quem não tem o que fazer, ou seja, o mais completo dos seres humanos, via de regra, é colocado na condição de sonhador, como se isso fosse um demérito ou um pecado.
Se não existissem os poetas, não haveria a poesia, se não existisse a poesia não existiria o amor, já pensou o mundo sem amor? Definitivamente a vida não valeria a pena, pois nesse caso a pena seria pesada demais e afinal de contas o que é o amor senão a poesia colocada em prática.
A poesia é uma dádiva de Deus que todos nós recebemos, mas que bem poucos, só os voluntários, os poetas, os inteligentes, os perspicazes, os clarividentes têm a coragem e a sabedoria de vivê-la.

16 comentários:

Forlly disse...

muito interessante
realmente poucos tem esse dom!

Ninguém disse...

Belo texto!
E sim a poesia é uma dadiva de Deus e abençoados são os poetas!
Mas sem a poesia haveria o amor, só não haveria uma forma mais humana e bela de demonstra-lo!

Vivi Gama disse...

Sem a poesia existiria o amor sim, mas de uma maneira de se expressar diferente!!
Mto bom o texto..

^^

BjO

César Schuler disse...

poesia é demais :D

Unknown disse...

muito bom!
os textos estão ótimos. continue assim!!

Eduardo Franciskolwisk disse...

muito bem escrito.

mas achei que vc exagerou um pouco.

quer tc pelo msn? Quero te perguntas algumas coisas de como colocar no blog: franciskolwisk@hotmail.com


http://franciskolwisk.blogspot.com/

Ulisses Nunes disse...

muito interessante
realmente poucos tem esse dom![2]

Downloads Copyleft disse...

Olá,queria fazer parceria. Pode ser? Meu blog mudou de nome e link. Agora é "Downloads Copyleft" http://downloadscopyleft.blogspot.com. Antes era o "Adeus ao Trabalho" http://adeusaotrabalho.blogspot.com. Abs

Tiago

http://downloadscopyleft.blogspot.com

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Julio disse...

Poesia realmente em um dom, mas todos temos ele..só não nos damos conta...e não é preciso o papel pra se fazer uma poesia...^^

Everaldo Ygor disse...

Olá...
poetas são como para-raios...
Absorvem e sorvem tudo de bom e ruim, isso é se existe distinção entre isso tudo... É preciso ousar para escrever, se expor, criar e depois destruir tudo, para mais tarde renascer em um ciclo eterno de prosa e verso...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Nanamada disse...

Façp dela as minhas palavras.Bjkas
Ser poeta

Florbela Espanca


Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

visite meu outro bloguinho tambem http://despelacoqueiro.blogspot.com

Anônimo disse...

Nossa! Que lindo!!!!!!!!!!!!
Amei o texto, vou passar seu link a um amigo poeta!
Um beijão e parabéns!

Karen Lima disse...

simplesmente de arrepiar!
amei o texto principalmente:
"Se não existissem os poetas, não haveria a poesia, se não existisse a poesia não existiria o amor, já pensou o mundo sem amor? Definitivamente a vida não valeria a pena, pois nesse caso a pena seria pesada demais e afinal de contas o que é o amor senão a poesia colocada em prática."

muito bom mesmo!

Martinha disse...

gostei do texto e vc escreve mto bem!!!!

Anônimo disse...

BRavo! Bravíssimo!!!


Daqui em diante pode contar com a minha visita por aqui...


Dá uma passada no meu blog!

T+

Seguidores

Copyright 2006 H4ck3rik.com - GPL License