Nova geração de jogos demorará a engrenar

Um relatório do grupo londrino de análises Screen Digest apontou que poucos dos jogos já lançados para a nova geração de consoles conseguirão obter lucros em um futuro próximo.

Um fato que contribui para o atraso do lucro é que o custo de desenvolvimento dos jogos está aumentando e o mercado de consoles está se fragmentando. O relatório diz que distribuidoras como a Ubisoft, Electronic Arts e Sony Worldwide Studios, que estão investindo pesado no assunto, possivelmente não receberão retorno de seus investimentos até 2008.

A firma de análises fez uma estimativa do custo e tempo de desenvolvimento de um título para cada uma das atuais plataformas. O PlayStation 3, como se poderia imaginar, é o que mais consome recursos: cerca de US$ 20 milhões e um período de 25 meses de desenvolvimento. Para que um título seja programado para o Xbox 360 é necessário aproximadamente 21 meses, com custo de US$ 15 milhões, enquanto o Wii é a alternativa mais barata, com investimento médio de US$ 12,5 milhões e 18 meses de trabalho.

O relatório também aponta que mesmo com o aumento no orçamento para criação de games, a exclusividade de títulos é cada vez mais difícil de manter. A alternativa, então, é criar departamentos dedicados ao desenvolvimento de títulos dentro das próprias fabricantes de consoles.

Desde 2000, data de lançamento do PlayStation 2, a Sony dobrou o número de funcionários dedicados ao desenvolvimento de títulos, estratégia na qual aposta alto, já que atualmente a empresa tem perdido milhões de dólares com a venda de hardwares, visando a competitividade. Outra firma de análise, a iSuppli, afirmou que a fabricante perde cerca de US$ 307 a cada máquina vendida.

A Microsoft, no entanto, aposta em parcerias com desenvolvedoras terceiras, que já conseguiram títulos de sucesso para a plataforma Xbox, como é o caso de Gears of War. A Nintendo aposta em jogos mais simples e baratos, que atraem os jogadores e desenvolvedores.

O relatório da Screen Digest arrisca um palpite no vencedor da próxima batalha, que deve aparecer em 2010 e sagrar o PlayStation 3. O motivo é o alto investimento da Sony em conteúdo de próxima geração, banda larga e alta-definição.

"O Xbox 360 tem 12 meses de vantagem, mas mesmo construindo uma forte posição nos EUA, não foi capaz de ganhar a tração necessária no Japão, e a Europa ainda é um desafio. O Wii, da Nintendo, atraiu um nível impressionante de suporte de terceiras tendo em conta seu antecessor, mas deve manter a força em 2008 ou está arriscado a perder parte do apoio", apostam.


Fonte: GEEK

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