Pleonasmo

Alguém aí sabe me dizer que merda é essa? Uma vez, quando eu estava no ginásio, tentei aprender, mas confesso que saí com a nítida impressão de que se tratava de algum ataque do fígado ou do estômago provocado por excessos de comida, bebida ou sexo.
Li tudo o que encontrei sobre isso e o mais próximo que cheguei foi o conceito de que pleonasmo é a repetição de algo em um texto com o intuito de enfatizar este algo, mas que serve também para salvar a reputação de alguém que disse alguma imbecilidade do tipo subir pra cima ou descer pra baixo que nestas ocasiões é classificada como licença poética.
Em países como o Brasil existem os pleonasmos de plantão que embora não sejam oficialmente classificados como tais, se tornaram pleonasmos pela falta total de esperança de que eles deixem de sê-lo, estão nesta categoria por exemplo: “voto perdido”, “dinheiro público desperdiçado” e “político corrupto”, mas existem também os pleonasmos pétreos sobre os quais não se quer ter nenhuma esperança de mudança, são eles: “bunda gostosa”, “cerveja gelada” ou “argentino babaca”.
Há também aqueles pleonasmos por aproximação, que são os pleonasmos que por seu som ou por sua escrita podem ser usados e classificados como tais, embora não sejam oficialmente reconhecidos, estão nesta categoria: “anos atrás” e “pica-pau”.
Os aumentativos e diminutivos são poderosíssimas drogas que podem transformar um simples vocábulo em pleonasmo de grosso calibre, o que você acha de grandão, por exemplo? E de fininho? E pequenininho? ou gigantão?
O que dizer então de gaúcho “macho”? Bastaria dizer gaúcho ou “macho”, porque juntar as duas coisas? Essa não convenceu, né? Isso além de pleonasmo é sarcasmo, pois poderia ter sido dito com muito mais sutileza como “gauchinho” ou “tchezinho”, sacaram o poder do diminutivo?
A experiência diária nos mostra que o uso do pleonasmo se popularizou entre os brasileiros, embora a “grande maioria” (olha ele aí de novo) use o pleonasmo sem saber. A propósito disso, conta-se que um determinado indivíduo que estava bebendo em um bar foi abordado por uma repórter de televisão que fazia uma reportagem sobre o conhecimento do brasileiro médio sobre a língua portuguesa e ela então teria perguntado ao indivíduo o que ele faria se alguém usasse um pleonasmo na frente dele. e ele então teria respondido o seguinte:
- olha minha senhora, eu sou um sujeito cristão, temente a Deus, pacato e respeitador da lei, mas se alguém fizesse uma sem-vergonhice dessa perto de mim. Ah! A senhora não tenha dúvida, eu colocaria o sem-vergonha pra correr, que ele nunca mais faria uma coisa dessas na frente de um cidadão de bem.
É! Hoje é sexta-feira (se não for, me desculpe!) me como ninguém é de ferro, vai um pleonasminho aí? Aliás, sexta-feira deveria se chamar sexa-feira pois não existe pleonasmo mais evidente do que este.

12 comentários:

young vapire luke lestat disse...

Não sei se você sabe, sou italiano de nascimento, aos 4 anos fui morar na Alemanha.
Aos 10 anos minha família mudou-se para o Brasil, sempre tive, como meu primeiro idioma o alemão.
E seguindo uma ordem de aprendizado italiano, inglês e português, e português. Sendo que este ultimo é uma barreira muito grande para eu transpor.
Quando você escreveu guerra eu fui olhar no dicionário se guerra era realmente com Q ou G!!!Rsss.
A língua portuguesa é algo maravilhoso e dificílimo por suas inúmeras variações.
E quanto mais eu estudo, acho que menos sei.Muito bom seu post.

Um forte abraço : L.Sakssida

RFL disse...

hahahahaa

Muito bom o post.
Parabéns.

Os pleonamos são demais mesmo!


Abraços

Anônimo disse...

É meu amigo,são as armadilhas de nossa língua mãe.É interessante olhar como certos pleonasmos não citados são tão sutis mas não deixam de sê-lo, como: hemorragia de sangue,nova estréia,baiano pacato entre outros....Vamos refletir sempre mais sobre essa nossa lingua que é a única coisa neste país que é, ao mesmo tempo rica e maltratada...Quelabrasssss!

Aervelly Nijs disse...

Gostei da forma como você escreve, um tanto sarcástico. Realmente os pleonasmos deixam alguns enfurecidos...

Anônimo disse...

Nossa... Adorei o seu post! Essa última, a resposta do cara, coitado! Chegou a dar pena! rsrs Bjo!

Elza disse...

a língua do brasil, é maravilho em suas "indecifraveis" regras, não tm inglês nehum qseja tão completa como a nossa!

Um cara disse...

Hehehe legal a pacas esse texto.


Gostei do Blog que tal uma parceria? Ja pegeui teu banner, passa la e pega o meu!

http://kilderyrafael7.blogspot.com

Arthurius Maximus disse...

Belo texto. Os exemplos bem colocados e hilários. Mas acho que o maior deles todos foi "político-corrupto". Afinal como somos mestres e exportadores do "jeitinho", já devíamos ter achado uma definição melhor.

Pk Ninguém disse...

Criatividade e irreverência acima de tudo. Bem legal! Parabéns!

Anônimo disse...

Obrigado pessoal!
comentários assim que me fazem continuar com o blog!

Anônimo disse...

pleonasmo ?

subir pra cima,descer pra baixo,hemorragia de sangue....mulher burra..
auhaua.

Legal teu post,e seu blog,parabéns !

abraço.

monidibb disse...

Muito legal, bom demais (ah, os pleonasmos)!

Seguidores

Copyright 2006 H4ck3rik.com - GPL License