Controles Complicados

Phil Harrison, presidente da Sony Computer Entertainment (playstation) que deixou seu cargo no fim de fevereiro, e Peter Molyneux, chefe do estúdio Lionhead, de propriedade da Microsoft, concordaram que os controles empregados em videogames são muito complexos e afastam novos jogadores.

Segundo o site GamesIndustry.biz Harrison teria comentado que entregar um controle para alguém pode parecer entregar uma arma ou granada de mão sem o pino.

O maior problema estaria no excesso de botões, que Molyneux preferiria que não existissem. "Não usamos metades dos botões do controle do 360 simplesmente porque eu sonho que alguém que nunca tenha jogado videogames sente-se e jogue Fable 2 com alguém que tenha jogado sua vida inteira", explicou o executivo acrescentando que sempre deve-se procurar o uso de um botão.

Para Harrison, a Nintendo está no caminho com o controle de seu Wii e o executivo se disse impressionado com a intuitividade empregada no telefone celular com tela sensível ao toque iPhone, da Apple. O presidente da SCE afirmou ter visto uma criança de dois anos brincando com o celular e depois tentando repetir os processos na TV, apertando a tela para mudar de canais.

"Ele está certo, e nós estamos errados - isto deveria ser aplicado universalmente. A Apple deveria ser aplaudida por esta inovação", avaliou.

O emprego de múltiplos botões em joysticks começou na segunda geração de consoles domésticos, a era dos 8 bits, quando os controles dividiam seus comandos em dois botões, usualmente para "pular" e "bater". Na era seguinte, dos 16 bits, a Nintendo apresentou um layout de controle que além de quatro botões frontais acrescentava outros dois botões superiores, exemplo seguido pela rival Sega, com uma versão especial de controle com seis botões frontais. O padrão que vingou foi o proposto pela Nintendo, ampliado na quinta geração de consoles, chegando a três direcionais e oito botões, modelo seguido até hoje pela Sony em seu PlayStation.

A mudança de controles para um muito mais simples e o reconhecimento de movimentos no Wii se provaram satisfatórios perante um público que havia desistido de jogar videogames por seu alto nível de complexidade, e passou a atrair novos jogadores, inclusive da terceira idade.

5 comentários:

Fábio Melo disse...

Por isso que eu sempre gostei do velho e bom Joystick do Master System: direcional, botão 1 e botão 2

=]

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TemPraQuemQuer <<< Entra!

Salvador Lucas­ disse...

É...
Os controles de vídeo-games hoje em dia estão muito complicados, o controle do Playstation 2 é até aceitável, mas o do xbox e do xbox 360 tem vários botões que nunca são usados, e quando são usados são apenas para deixar algum comando separado, por exemplo:
No GTA San Andreas, no playstation 2 você aperta para pular, e para pular novamente para pular um muro, mas já no xbox, você tem que apertar para pular e depois apertar outro botão para pular o muro.
Isso é só um exemplo, pelo que eu saiba isso não acontece na realidade, mas mesmo assim, para que ficar adicionando milhares de botões que só todos serão usados em um ou dois jogos?

Feänor disse...

Eu acho que a evolução dos joysticks ocorreu como uma senóide.

No início, na era Atari, eram certamente insuficientes. Um único botão e um joystick de 4 eixos não permitiam a simulação de liberdade de movimentos necessária para que o jogador se sentisse realmente "no controle" da situação.

Depois veio a era Nintendinho com 2, que realmente promoveu um enorme avanço, mas ainda era insuficiente.

Eu acho que o ápice da senóide foi o Super Nes e o Mega Drive c/ joystick de 6 botões.

Eram em número suficiente, porque com 6 botões você consegue representar no jogo um número grande de ações sem recorrer a atalhos que confundem ainda mais o jogador (como "Baixo + A, Cima + B" etc) mas, ao mesmo tempo, o posicionamento dos botões fica alinhado, o que permite a memorização das funções com facilidade.

Podem conferir: com 6 botões, jogamos a maioria dos jogos de hoje. Tanto isso é verdade que o PSP, um praticamente ps2 portátil (já que seus jogos são quase que só ports do ps2), reduziu pra esse número os botões disponíveis.

A partir daí, a geração playstation trouxe cada vez mais botões, o que confundiu demais as pessoas que não eram gamers... Até botões nos controles analógicos eles colocaram!! Isso é demais pra quem não está por dentro da coisa...

A Nintendo é que acertou, tanto com o Wii - que conseguiu conquistar até as mães de alguns amigos meus - quanto com a Stylus do DS - que criou o curioso fenômeno das "namoradas que roubam nossos DSs".

É a Revolução da grande N em prol da simplificação dos jogos! E só ganhamos com isso...

(Didixy) Conquistadores disse...

Todo está evoluindo na velocidade da luz se pararmos para pensar.

A tecnologia está muito avançada.

abs

Unknown disse...

Não tenho muita dificuldades com os joysticks, mas toda forma de simplificação é bem vinda! (Se bem qque eu sempre odiei ter que fazer aquelas sequencias malucas pra conseguir especiais e magia =P)

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