IMAGEM EM ALTA

Primeiro tocador de DVD de mesa compatível com o formato Blu-Ray chega às lojas, mas ainda é cedo para investir na tecnologia.

Players de DVDs de alta definição no forma-1 to HD DVD não são mais a única opção para 3 salas de TV - pelo menos nos Estados Unidos. A Samsung acaba de lançar o BD-P1000, o primeiro aparelho que suporta o formato Blu-ray. O equipamento custa 1.000 dólares e já tem filmes disponíveis da Sony e da Lions Gate.

Você deve estar se perguntando qual a melhor opção entre os dois formatos. Avaliamos players de mesa da Samsung e Toshiba com as duas tecnologias e encontramos poucas diferenças na qualidade das imagens. O equipamento da Samsung vence em design e beleza, mas custa o dobro de um player HD DVD da Toshiba.

Colocamos o player da Samsung lado a lado com seus concorrentes da Toshiba, os modelos HD-A1 (499 dólares) e HD-XA1 (799 dólares), e não pudemos compará-los diretamente, já que, até agora, não existem filmes disponíveis em ambas as tecnologias. Mas, tanto o formato HD DVD quanto o Blu-ray usam as mesmas codificações de vídeo (MPEG-2, MPEG-4 AVC e VCD) e o formato dos discos não devem influenciar na maneira como eles reproduzem filmes.

Nos testes informais, as duas tecnologias produziram imagens impressionantes, com muito mais detalhes do que se vêem no formato atual de DVD. Os equipamentos tiveram desempenho semelhante na qualidade da reprodução tradicional, mas os modelos da Toshiba apresentaram uma pequena vantagem na exibição de imagens, mais nítidas e coloridas.

Um aviso: embora as novas tecnologias de alta definição produzam imagens muito melhores do que as dos DVDs atuais, filmes em high definition ainda estão longe da perfeição. Notamos imagens mais granuladas do que se poderia esperar de uma tecnologia de alta definição com os dois padrões.

Os players tiveram diferenças sensíveis na performance e facilidade de uso. O da Samsung, por exemplo, tem um controle remoto de fácil utilização, um display LCD intuitivo e um leitor de cartão de memória para visualização de fotos ou audição de MP3. Em compensação, os modelos da Toshiba são mais corpulentos e não trazem leitor de cartão de memória. Na navegação dos discos, o Samsung foi ligeiramente mais rápido do que os modelos Toshiba, e o controle remoto atenderam às necessidades. Ele inclusive retoma a reprodução a partir do momento em que você parou, mesmo que tenha pressionado Stop ou desligado o aparelho - uma excelente idéia. No entanto, os discos Blu-ray da Sony foram um tanto lentos na navegação entre os capítulos e chegaram a mostrar uma daquelas ampulhetas no estilo Windows.

A tecnologia de alta definição para DVDs está longe de consolidar-se e muitas novidades devem surgir até o final do ano - aparelhos gravadores, no entanto, só devem aparecer no ano que vem. A LG e a própria Samsung estudam a produção de equipamentos multi-formato. Ou seja, mesmo que você possa comprar um no exterior, o melhor mesmo é esperar pelo amadurecimento dos padrões.

Nenhum comentário:

Seguidores

Copyright 2006 H4ck3rik.com - GPL License