A temporada estava chegando ao fim e o Campeonato do Universo naquele ano tinha sido duríssimo, após confrontos muito disputados, tinham chegado a final o Céu Esporte Cube e o Clube de Regatas Inferno, nas semifinais o Céu tinha batido o Purgatório Futebol Clube a duras penas por 2 a 1; já o Inferno tivera vida mais tranqüila, havia aplicado uma sonora goleada de 7 a 0 na Sociedade Esportiva Igreja que jogara sem os seus dois principais jogadores: Martinho Lutero que estava suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo e João Paulo II que estava contundido com distensão na perna esquerda.
A expectativa era enorme, o jogo seria disputado na Bombonera, uma vez que o mando de campo era do Inferno, os ingressos para a partida se esgotaram em poucas horas, a previsão era de que, no dia do jogo, 90% do estádio estaria tomado pela torcida do Inferno que era bem mais popular do que o Céu. Em princípio o jogo seria realizado no domingo, mas o Céu vetara a data alegando que o domingo fora reservado ao descanso e tentou antecipar a partida para sábado ou sexta-feira, mas aí foi o inferno que não concordou, pois todos os seus jogadores já tinham “compromissos” agendados para essas datas, assim, após tumultuada reunião na Federação Universal de Desportos, ficou acertado que o jogo seria realizado na segunda-feira pois os jogadores do Inferno teriam o domingo para se recuperar dos “compromissos” de sexta e sábado e os do Céu já teriam também descansado no domingo. A escalação do juiz da partida, como não poderia deixar de ser, também foi motivo de controvérsia, inicialmente tinha sido escalado Edílson Pereira de Carvalho, mas este foi vetado pelo Céu e por fim, de comum acordo foi escalado um juiz neutro, Robin Wood, tendo como bandeirinhas Zorro e Calabar.
Durante a semana os jornais, as rádios e as televisões não falavam em outro assunto: o Jornal Fogo de São Paulo publicara diversas entrevistas de jogadores do Inferno provocando o time do Céu, a Revista Nirvana, francamente favorável ao Céu, fazia exortações à paz nos estádios e pedia espírito cristão às torcidas; na véspera do match, a TV Lobo, cujo dono era Presidente honorário do Inferno, fez imagens montadas que mostravam os jogadores do time do Inferno ostentando faixas de campeão e informava que os cartolas do Inferno já tinham adquirido 1 milhão de litros de cerveja para as comemorações que seriam realizadas nas Termas de Madame Lili.
O técnico São Pedro do time do Céu não fazia nenhum mistério sobre o time que jogaria, como Mahatma Ghandi e Chico Xavier estavam contundidos e não poderiam jogar, o time estava escalado com Confúcio, Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Teresa de Calcutá e Ana Paula Arósio; Demi Moore, Padre Marcelo e Martin Luther King; Moisés, José e João Batista, a única dúvida era em relação à Ana Paula Arósio, pois ela tinha caído de céu e estava com pequenas escoriações; já o treinador George Bush do Inferno fazia um mistério danado, durante toda a semana fez treinos secretos nos quais proibiu o acesso da imprensa, mas especulava-se que Hitler e Mussolini não deveriam ser escalados, pois já eram veteranos e não seriam os jogadores indicados para enfrentar a juventude do time do Céu, Saddam Hussein tinha sido contratado a pouco tempo e ainda não tinha sido regularizado na Federação e Osama Bin Laden estava brigado com o técnico, Bush, no entanto, afirmava que iria lançar uma arma secreta que daria um nó tático em São Pedro.
Após grande ansiedade, finalmente chegou o dia da partida, como previsto a Bombonera estava lotada com grande maioria da torcida do Inferno, estavam lá todas as torcidas organizadas: a Fogo Eterno comandada por Madame Satã, a Demônios da Garoa de Jack Estripador e a Labaredas de Calígula, na pequena torcida do Céu apenas se notava a Anjos Serenos comandados por Walt Disney onde se via um faixa com a inscrição; “Paz nos estádios”.
Quando os times entraram em campo, finalmente soube-se que o Inferno ia jogar com Cunhado, Saci Pererê, Lula, José Sarney e Barrabás, Collor, Perón e Judas; Pôncio Pilatos, Brutus e Dr. Smith, tendo no banco de reservas: José Dirceu, FMI, Nicolau dos Santos Neto, Faustão, Gugu e um jogador não identificado que era a arma secreta que só seria revelada quando fosse entrar em campo.
Entrevistado às margens do gramado, George Bush disse que o Inferno jogaria com um tridente ofensivo, cujo ponta de lança seria Dr. Smith.
Mal começou o jogo e Lula deu uma violenta entrada em Martin Luther King, depois ele confidenciou a amigos que George Bush tinha mandado bater em Martin, cinco minutos depois, já com cartão amarelo, Lula meteu a mão na bola, mas quem foi expulso foi José Dirceu que estava no banco, O juiz fez vista grossa e ouvido de Mercadante; mais alguns minutos e ele meteu a mão de novo e desta vez não teve remédio, ele foi expulso, reclamando com Robin Wood, ele disse que não sabia de nada. O ataque do Céu não fazia mal a ninguém, faltava um matador e na defesa só tinha anjinhos. Com dez jogadores, o inferno começou a praticar o anti jogo na esperança de levar o jogo para a disputa de pênaltis.
Quando faltavam 15 minutos para o juízo final, George Bush mandou o preparador físico Ku Klux Klan buscar a arma secreta no vestiário, quando Sogra apareceu na boca do túnel, o estádio quase veio abaixo, a torcida do Inferno se alvoroçou toda, afinal de contas, com Sogra não há cristão que agüente e o time do Céu ia simplesmente desmoronar. Não deu outra, Sogra transformou a vida do Céu num verdadeiro Inferno, naquele pandemônio que se transformara o Céu, aos 46 minutos do 2º tempo, Sogra marcou com a mão o gol que deu o título ao Inferno.
Nas comemorações no gramado, Roberto Requião (este personagem varia de acordo com o estado do leitor) entregou a taça a Judas, capitão do time do Inferno que ofereceu a vitória a sua esposa que não pudera vir ao estádio, pois havia sofrido um acidente e tinha tido fratura em dois lugares: no cartão de crédito e no cheque especial.