Os tons da vida

Quando imaginamos uma cor, é comum associarmos essa cor a algo ou a alguém. Existem as associações-padrão que são aquelas que, através dos tempos, se notabilizaram, assim o vermelho se associa ao comunismo, o verde ao dólar, o branco à paz, o amarelo ao ouro, o preto... Bem o preto deixa pra lá até porque, segundo se sabe o preto é a ausência total de cor.
Além das associações-padrão existem também as associações sazonais que são aquelas que vigem ao sabor das atualidades, temos então o vermelho-ferrari, o verde-exorcista, a laranja mecânica etc., mas apesar destes modismos, as cores trazem embutidas um sentido implícito que todo mundo sabe, mas que ninguém diz, querem ver? Então preste atenção:
- ô mermão cumé qui vai? Tudo azul?
- Num tá não, a coisa tá preta, eu tô desempregado. Tu sabe que noutro dia eu fui fazê uma entrevista pra um emprego e eles me mandaram fazê um teste, na hora me deu um branco e eu não consegui me lembrá de nada, eu fiquei vermelho de vergonha.
- Tu amarelô?
- Acho que sim,e olha que as perguntas eram sobre futebol e eu sou Flamengo roxo.
De uns tempos para cá, depois que a viadagem entrou em moda, surgiram novas cores que só os olhos bâmbis conseguem enxergar, são elas: salmão, uva, verde limão, ciano, rosa-choque, vai si f#$%&! Não é à toa que o símbolo dessa gente é o arco-íris, e em pensar que na época que eu era menino o máximo que era tolerado em relação às cores era a cor-de-burro-quando-foge que eu também nunca soube direito que cor que era, mas tinha medo de perguntar para não acharem que eu era burro ou então que eu me interessava por assuntos pelos quais nem o coelho da páscoa (cruzes!!!) se interessava.
Note-se que associando os aumentativos e diminutivos às cores, a tonalidade delas muda completamente, querem ver?
Branquinho – bem limpo
Brancão – garoto criado em apartamento
Verdinho – cor de um automóvel muito bonito
Verdão – time de futebol
Amarelinho – boteco muito famoso do Rio de Janeiro
Amarelão – sujeito que na hora “h” se caga de medo
Vermelhinho – esse fica por conta da sua imaginação libidinosa
Vermelhão – local onde se levou uma porrada
Laranjinha – gari
Laranjão – indivíduo em nome do qual se coloca a empresa para sonegar impostos
Pretinho – cafezinho
Pretão – Sujeito mal encarado da cor negra (Não vá pensando q tenho preconceito! Isso é só p/ inlustrar!)

E além disso os aumentativos e diminutivos servem para provar a minha tese sobre as cores gays, vejamos: salmãozinho / salmãozão, uvinha / uvão, verde limãozinho / verde limãozão, é gay ou não é?
É por isso tudo que não sentimos a menor saudade da televisão em preto e branco, porque é muito melhor tomar um chope no amarelinho em uma boa companhia com o bolso cheio de verdinhas do que levar um susto e ficar branco e depois ver que era tudo brincadeira de sacanagem e ficar roxo de raiva não é? É por isso que eu gosto de tudo preto no branco.

9 comentários:

Enoo V. disse...

Hehehe

Tenho um amigo com o apelido de salmãozinho. =D

Érik Perin disse...

putz! salmãozinho?!

coisasqueeuvivendo disse...

cores sao sinonimos de vida
e arco iris de diversidade, as pessoas sao diferentes mas convivem com respeito e tolerancia
na Europa é simbolo de tolerancia pela paz, na Igreja representa a diversidade das culturas, no Judaismo a aliança de Deus com os homens depois do diluvio

The unknown human who sold the world disse...

Vc está azulzinho azulzinho textualmente falando!! Parabéns! E viva para os tons!

Psique disse...

Amei o texto...

Super inteligente.

Bjks

Rosa Moraes disse...

Hahahaha!!
Interessantíssimo esse post, adorei! Taí, nunca tinha parado de fato pra pensar nessas "cores da vida"...

Até pensei num super-comentário pra fazer, mas "me deu um branco"... *risos*

Abraços!!

Anônimo disse...

muito bom seu texto!
parabéns

André R. França disse...

Texto interessante. Gostei!!!

Wanderson "Wans" disse...

Há há há...e não é que é mesmo?
Só discordo do preto no branco. Como antiatléticano (mineiro)acho a junção destas duas cores uma porcaria.
Interessante notar como realmente fazemos tantas associações relacionadas a cores né?
Eu por exemplo ainda me lembro do bonina, uma cor que caiu em desuso, mas que me faz lembrar da infância.

Seguidores

Copyright 2006 H4ck3rik.com - GPL License